Resenha: Fora de mim (Martha Medeiros)

Bom, iniciando o Projeto de Meses x Livros (falo do projeto AQUI ), vim falar do livro "Fora de Mim", da Martha Medeiros, que entrará nos lidos em Maio.

Eu ganhei este livro de uma super amiga, que já sabendo da minha grande admiração pela autora, presenteou-me com ele.


136 páginas - Fora de Mim - Martha Medeiros


O que diz a sinopse:

"Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes 'percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.' A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle. Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída".


O livro trata de uma questão bem conhecida. O rompimento de um relacionamento longo e a dor e dificuldade de aceitação.

Conta a história de uma mulher, que ao se ver sozinha, sem seu companheiro, vive toda a dor que lhe é permitida. Chega a comparar a um desastre de avião, onde todos ficam mudos, sem compreender nada até que comecem a compreender a situação.
Ela nos faz viver a dor dela. Sentir como ela. Alíás, eu me vi naquela mulher, eu poderia ter escrito essa história. Martha tem esse poder de traduzir nossos sentimentos.
O livro é dividido em três momentos, onde a autora narra o sofrimento de uma mulher que tenta reaprender a viver após uma separação;


 "(...)Estar sozinha nessa aflição me condói de mim mesma, é o labirinto do inferno, não há saída, não há saída, você não está me esperando lá fora, nem hoje, nem amanhã, você não vai fazer nenhum gesto para me resgatar, e se fizesse, eu não estenderia minha mão, e é isso que me faz descrer de tudo, eu sei que acabou, eu estava infeliz ao seu lado, eu estou infeliz sem você, mentira, eu era feliz ao seu lado, e nem sei se a palavra é essa, feliz." (pág 16)



O segundo momento narra a busca pelo autoconhecimento, um processo doloroso e lento. E nesse momento, o livro narra a relação do casal desde o início, como era verdadeiramente esse casal??



 “Você não me enganou, eu é que adorei enganar a mim mesma.” (pág 52) “Eu vivia em êxtase (…), era eu fora de esquadro, eu descentrada”(pág 57), ou seja, fora de mim



“A questão era simples: para continuar ao seu lado, eu teria que desistir de mim.”(pág 67)



O terceiro momento fala sobre voltar a viver, dar um basta no sofrimento, virar a página e se abrir para a vida e quem sabe, um novo amor...



"Doeu perder você(...) É uma dor que se externa. Uma dor que se chora, que se berra, que se reclama(...) Foi assim que a segunda dor começou, enquanto a primeira ia diminuindo. Já que eu não queria mais amolar ninguém, comecei a fingir que estava me recuperando, e aí começou a recuperação de fato, tirei o foco de cima da minha autocomiseração, já não me sentia uma abandonada por Deus, aceitava com resignação a ruptura definitiva do nosso relacionamento, e dei início a um novo processo de despedida. Não mais o adeus a você, que já havia partido, mas o adeus à pessoa sofrida que eu vinha sendo. Aquele eu amargurado é que estava saindo da minha vida." (pag 76)



O que eu tenho a dizer sobre este livro: simplesmente maravilhoso! Um pouco triste, pois mexe com emoções que a maioria de nós já vivenciou. Porém, um grande aprendizado. Toca fundo a alma do leitor. Um livro de relações humanas, de amor conjugal e de amor próprio. Que mostra que seu lugar não é Fora de si e sim que, às vezes necessitamos sair de nós para nos encontrarmos.



Espero que tenham gostado!



Onde comprar:

Submarino R$ 20,90
Saraiva R$ 21,90


Um grande beijo!!!






2 comentários:

  1. Oie Cris... caramba essa leitura é bem profunda... só de ler a sua resenha, já fiquei com o sentimento de peso e perda que a personagem descreve... Vou procurar! Bjsss Au Revoir!
    http://bit.ly/vidaemrosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito lindo mesmo! Realmente sentimos como se fosse conosco! Mas vale muito a pena!! Um beijãooooo

      Excluir


Copyright © 2014 | Layout por: Sabrina Design | Créditos a freepik.com | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados •